Cartão de crédito é o maior motivo de endividamento na Capital
Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicam que são 189.220 famílias endividadas em julho, em Campo Grande. O cartão de crédito é o responsável pela maior parte desse número.
Mesmo com o número alto, a pesquisa indica que o endividamento das famílias da Capital tem a quarta redução seguida.
Do total de 189.220 famílias endividadas em julho, 27,4% têm contas em atraso e 11,5% não terão condições de pagar as dívidas.
Além disso, o endividamento é maior para quem ganha até 10 salários mínimos.
Segundo os dados, o cartão de crédito continua como principal fonte de endividamento dos campo-grandenses (70,6%), seguido pelos carnês (25,4%), financiamento de casa (12%) e financiamento de carro (9,3%).
Ainda segundo a pesquisa, os muito endividados somam 15,7% e os pouco endividados, 28,5%.
A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira, aponta que, apesar de pequena, a evolução é notável.
“Apesar de ser uma pequena diminuição, percebemos essa constante evolução na redução do índice de famílias endividadas, desde o mês de abril deste ano”, disse.
“Se compararmos com o mês de julho de 2021 (65%), a redução é ainda mais relevante, uma diferença de quase 6%”, finaliza.
Pesquisa
O grupo pesquisado é compreendido por famílias em potencial, residentes nas capitais dos estados.
Segundo a pesquisa, os dados são levantados a partir de uma amostra de um número mínimo de famílias a serem entrevistados, que foi de 17.800.
Já a coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa.
A pesquisa visa, principalmente, calcular as consequências do endividamento, o que justifica a relevância dada aos aspectos estatísticos e metodológicos do estudo.