Interagro 2024: alternativas de culturas rentáveis estão na programação

Interagro 2024: alternativas de culturas rentáveis estão na programação

Com a crescente preocupação sobre os impactos econômicos da safra de soja 2023/2024, o Interagro, principal evento sul-mato-grossense dedicado a produtores e empreendedores do agronegócio, segue para sua quarta edição como uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisões que ajudem na rentabilidade da produção. E diante do achatamento dos preços das oleaginosas e também da pecuária de corte, o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho – SRCG, traz palestras com alternativas de maior rentabilidade para as propriedades rurais, incluindo alternativas de culturas pouco cultivadas no estado.

Mesmo diante da estimativa de uma redução de 7,92% na produção, a oleaginosa permanece como um dos principais impulsionadores do aumento projetado de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul, conforme anunciado pelo Governo do Estado.

Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande (SRCG), Alessandro Coelho, apesar das preocupações caracterizadas pelo achatamento dos preços da safra, a soja continua a desempenhar um papel fundamental no panorama econômico do estado. “Nossa missão é apoiar e orientar os produtores em meio a desafios complexos e sabemos como anda o mercado e a economia. O Interagro é uma plataforma única que não apenas oferece conhecimento valioso, mas também promove a conexão entre os profissionais do setor, criando um ambiente propício para a troca de experiências e soluções inovadoras”, afirmou Coelho.

A safra de grãos, com foco especial na colheita de soja, está atualmente em andamento, e as projeções da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divergem. Estima-se que a safra brasileira de soja atinja entre 135 e 149,4 milhões de toneladas. Contudo, mesmo com a safra ainda em curso, uma parcela significativa dos produtores pode enfrentar desafios.

Ainda de acordo com Alessandro Coelho, com um enfoque maior na economia, o Interagro 2024 se apresenta como uma plataforma essencial para discutir estratégias de enfrentamento da crise, promovendo a disseminação de informações cruciais, o compartilhamento de boas práticas e a busca por soluções inovadoras. “O evento não destaca o potencial de transformação do agronegócio, mas oferece um raio de esperança para os produtores, apontando caminhos que podem levar a algo mais promissor”, finaliza.

Com debates, palestras e cursos que abordam conteúdos relevantes, o evento não apenas oferece uma vitrine para as novas tendências e tecnologias do agronegócio mundial, mas se torna um ponto de convergência para enfrentar desafios do setor.

Confirmadas

Flávia Bruneli, fundadora e CEO da Del Veneto — Foto: Arquivo pessoal

Flávia Bruneli, fundadora e CEO da Del Veneto — Foto: Arquivo pessoal

No dia 22 de junho, o Interagro recebe duas mulheres nomeadas pela “Forbes Under 30”, Flávia Brunelli, Fundadora e CEO da Del Veneto, empresa pioneira no Brasil em cortes personalizados de suínos, para falar sobre a trajetória do case Del Veneto “Do TCC à empresa número 1 em cortes suínos”. Na sequência quem sobe ao palco são as irmãs Diana e Thais Jank, diretora de marketing e diretora de operações da Letti A², com a palestra “Valorização do leite a partir da diferenciação de produto”

Recomendada pela “Forbes Under 30”, Flávia estudou gastronomia, fez diversos cursos sobre carnes nos Estados Unidos, Europa e Argentina e quando retornou ao Brasil, aproveitou as raízes da família e para criar uma linha diferenciada e artesanal com novos usos para a carne suína. A aposta é em cortes nobres e elaborados a partir de leitão de leite, igual aos criados na fazenda da família na Itália, como Carré, Short Rack, T-bone, Ancho, American Steak, Boston Butt, Prime Rib e Stinco.

Diana Jank e Thais Jank — Foto: Arquivo pessoal

Diana Jank e Thais Jank — Foto: Arquivo pessoal

Diana Jank, que é ligada a pecuária de leite, publicitária e foi nomeada também pela Forbes uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro (2021), já em 2023, foi selecionada para compor a lista dos “Under 30” da Forbes, inaugurando a categoria do Agronegócio ao lado de outros 5 jovens do setor. Ao lado da sua irmã mais velha, Thais Jank, assumiu em 2018 a gestão da Letti A², marca pertencente à Agrindus S/A, empresa da qual é a 4ª geração da família à frente do negócio.

EldoNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *