Como será o outono em MS? meteorologia aponta chuvas abaixo da média e altas temperaturas

Como será o outono em MS? meteorologia aponta chuvas abaixo da média e altas temperaturas

O outono começou às 23h06 de terça-feira (19) e será de tempo seco e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul. Meteorologistas do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) apontam ainda chuvas abaixo da média para o estado.

🍁 Estação de transição entre o verão e o inverno, o outono normalmente é caracterizado por chuvas mais escassas e temperaturas amenas. Contudo, os efeitos persistentes do El Niño e a atmosfera mais quente, influenciada pelo Oceano Atlântico mais aquecido, vão fazer com que o outono seja de mais calor e tempo seco do que o registrado no ano passado, por exemplo.

Segundo o Cemtec, a previsão é de que no próximo trimestre – entre abril e junho – o volume de chuvas fique entre 40% e 60% abaixo da média histórica. Os meteorologistas prevê que o trimestre seja “bem mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul”, entre 70% e 100% acima.

“A combinação dos modelos mostra que as chuvas devem ficar abaixo da média histórica para o período de abril, maio e junho. Os dados coletados também mostram chuvas abaixo da média histórica em grande parte do estado”, diz o prognóstico do outono.

Incêndio no Pantanal

Incêndio na região do Rio Negro, no Pantanal de MS, em janeiro  — Foto: Leonardo Gomes/ SOS Pantanal

Incêndio na região do Rio Negro, no Pantanal de MS, em janeiro — Foto: Leonardo Gomes/ SOS Pantanal

A situação intensifica o alerta relativo à ocorrência de incêndios florestais, especialmente no Pantanal.

O bioma registra chuvas abaixo das médias históricas desde novembro de 2023, situação que contribuiu para registros de incêndios nos meses de novembro e dezembro do ano passado, além de janeiro deste ano, quando normalmente os casos não ocorrem por conta do período típico de cheia e chuvas intensas.

A situação de alerta em relação ao clima em Mato Grosso do Sul, que registra chuvas abaixo da média há três meses, é acompanhada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). No dia 26 de fevereiro, a Agência confirmou que a Bacia do Rio Paraguai enfrenta seca em Mato Grosso do Sul, e também no estado do Mato Grosso.

Fenômeno climático El Niño

O fenômeno El Niño foi descoberto no século XX. No entanto, ele já era percebido por algumas populações desde a época colonial. Em países como Chile e Peru, o El Niño provoca chuvas na época do Natal. Por isso, esse evento recebeu o nome de “El Niño”, como referência ao menino Jesus, que nasceu nessa época.

EldoNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *