Naviraí receberá programa que descomplica ensino da Matemática em escolas

Naviraí receberá programa que descomplica ensino da Matemática em escolas

As redes municipais de educação de Antônio João, Aral Moreira, Caarapó, Naviraí e Tacuru, serão as primeiras do país a receberem a primeira formação em MM (Mentalidades Matemáticas) voltada à Educação Infantil. O método tem como objetivo quebrar o mito de que aprender Matemática é para poucos.

A formação intensiva, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de março, capacitará 35 técnicos responsáveis pela formação de professores atuantes na Educação Infantil desses municípios de MS. Juntas, as cidades que receberão a primeira formação em MM voltada à Educação Infantil somam 1.844 alunos, 429 professores e 39 escolas no Ensino Infantil.

Promovido por uma parceria entre o Itaú Social, a FADEB/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica) e o Instituto Sidarta, o curso capacitará os participantes na abordagem concebida pela educadora Jo Boaler, da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos.

A Gerente de Inovação Educacional do programa Mentalidades Matemáticas, Marina França explica que a abordagem se baseia em estudos da neurociência, matemática e psicologia para mostrar que a matemática é acessível a todos, desde que tenham as condições adequadas para isso.

“O nosso princípio é de que todo mundo é capaz de aprender matemática. O educador, e todo mundo que está envolvido nesse processo, precisa acreditar que todo estudante é capaz. Se não acreditamos, não damos a oportunidade para esse aluno aprender. Então, nosso objetivo é criar condições adequadas para que os estudantes possam aprender de forma eficaz”, explica Marina.

Segundo ela, por meio de atividades criativas e visuais, a iniciativa busca estimular uma nova forma de pensar e se relacionar com a matemática, que frequentemente é enfrentada com “resistência” por alguns estudantes.

Marina também ressalta que o programa procura auxiliar o processo educacional em todas as áreas de conhecimento.

A matemática é uma ciência de padrões, não é só fazer conta. É elaborar conjecturas testar essas conjecturas é observar padrões. E esses padrões estão presentes no mundo, na natureza, nas relações humanas. Tudo isso é importante para depois o sucesso durante toda a trajetória acadêmica, inclusive no processo de alfabetização”, aponta a gerente do programa.

Marina também comenta que o método também procura entender como é a mentalidade do estudante em relação a uma matéria escolar. Ela menciona que é preciso desmistificar a ideia de que as pessoas só podem ser de “humanas” ou de “exatas”.

“Todos somos capazes de aprender e de ser de exatas, biológicas ou humanas. Essa capacidade precisa ser desenvolvida na mentalidade do aluno, mostrando que ele pode enfrentar os desafios. Isso é fundamental para transformar o processo de aprendizagem”, defende Marina.

Apesar de ser uma abordagem estadunidense, Marina explica que é a primeira vez que o método será aplicado no Ensino Infantil. “O mais interessante é que essa é uma experiência inédita. Nem mesmo Jo Boaler, a criadora da abordagem, realizou esse tipo de trabalho nos Estados Unidos. Estamos criando algo verdadeiramente brasileiro e adaptando essa abordagem ao nosso contexto, topicalizando-a, como costumamos dizer”. 

EldoNews

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